Nesta segunda-feira, 26, o Sintrajufe/RS esteve nas varas trabalhistas e na Justiça Federal de primeira instância, em Porto Alegre, para convocar a categoria para o Dia Nacional de Mobilização, 28 de maio, por reposição salarial e reestruturação da carreira. Nessa data serão completados 521 dias à espera de uma resposta do Supremo Tribunal Federal (STF) à proposta entregue pela Fenajufe no final de 2023. O ato público, na capital, será às 14h, em frente ao prédio da JF. O sindicato orienta que as cidades do interior também realizem atividades nessa data; o sindicato ressarcirá os valores de impressão de faixas, panfletos e pirulitos, cujos modelos estão disponíveis no site.
Notícias Relacionadas x6071
O sindicato disponibilizará transporte para os e as colegas da Justiça do Trabalho até a Justiça Federal. O ônibus sairá das varas trabalhistas às 13h45min.

Também no dia 28, ocorrerá nova reunião da do Fórum Nacional de Carreira, do Conselho Nacional de Justiça, com participação da Fenajufe. Durante o ato público, em Porto Alegre, serão ados informes sobre os resultados da reunião e também sobre a assistência à saúde da Justiça do Trabalho, assunto que não entrou na pauta da reunião do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) na última sexta-feira, 23.
Convocação e informes 73446
O diretor Marcelo Carlini visitou setores da Justiça Federal, onde falou sobre a demora do STF em dar uma resposta à proposta de reposição salarial e reestruturação da carreira apresentada pela Fenajufe. Ele reforçou que é fundamental a participação de servidores e servidoras nas mobilizações do dia 28 e nas demais atividades do calendário aprovado no 12º Congrejufe e ratificado na assembleia geral do sindicato realizada no dia 21.

As diretoras Arlene Barcellos e Cristina Viana estiveram no prédio das varas trabalhistas. Além da convocação para participação dos e das colegas no ato público do dia 28, as dirigentes deram informes sobre a sessão do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), na sexta-feira, 23, e a mobilização organizada pela Fenajufe, em Brasília, na qual o Sintrajufe/RS estava presente. Três pontos eram de interesse direto da categoria: regulamentação da assistência à saúde suplementar que não chegou a entrar na pauta do CSJT; adicional de penosidade, cuja regulamentação foi solicitada pela Fenajufe, mas não foi apreciado devido a um pedido de vista; e absorção dos quintos reconhecidos istrativamente. Veja AQUI mais informações sobre a sessão.
É preciso garantir agora os valores no orçamento de 2026 6z1224
A nossa mobilização em 2025 é muito importante, porque precisamos garantir a conquista de uma melhor remuneração agora. A previsão é de que a proposta de orçamento para o próximo ano seja definida pelo STF em agosto. Tendo isso em vista, o 12º Congresso Nacional da Fenajufe, realizado no final de abril, aprovou, por unanimidade, um calendário de mobilização.
Vamos ampliar a participação do interior! 3d3c2h
O calendário de mobilização aprovado no Congrejufe foi definido para ampliar e fortalecer a luta. Desde o início deste ano, a categoria vem realizando atividades para pressionar por uma resposta do STF. Em 20 de março, o Sintrajufe/RS realizou mobilizações em diversas cidades, com participação de centenas de servidores e servidoras.
Além de Porto Alegre, houve atividades de mobilização em mais 14 cidades: Bagé, Carazinho, Caxias do Sul, Ijuí, Novo Hamburgo, o Fundo, Rio Grande, Rosário do Sul, Santa Maria, Sapiranga, São Jerônimo, São Sebastião do Caí, Taquara e Vacaria. Neste 28 de maio, vamos aumentar o número!
Imprima os materiais de mobilização; veja como obter ressarcimento 263p6d
O material (faixa, panfletos e pirulitos) está disponível no site para impressão. Clique nas imagens abaixo, faça o e imprima. As notas devem ser encaminhadas para o e-mail [email protected] para ressarcimento.
Envie as fotos das atividades para o e-mail [email protected], para publicação nos meios de comunicação do sindicato.
Calendário de mobilização aprovado no Congrejufe a1q38
7 de maio – Mobilização Nacional em Defesa da Competência da Justiça do Trabalho |
23 de maio – Pressão no Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) contra a diferenciação no custeio da saúde entre magistratura e servidores e servidoras |
28 de maio – Dia Nacional de paralisação e mobilização nos estados |
7 de junho – Reunião do Conselho Deliberativos de Entidades (CDE), da Fenajufe, para avaliação da mobilização |
9 a 13 de junho – Rodada nacional de assembleias |
30 de junho a 4 de julho – Indicativo de greve nacional Plano de Cargo, Carreira e Salários (PCCS), visando a inclusão dos recursos na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2026 |