O Sintrajufe/RS protocolou, nesta segunda-feira, 23, ofício junto à Presidência do TRT4 solicitando que seja convocada reunião emergencial do Comitê de Acompanhamento do Plano de Retomada das Atividades Presenciais no âmbito da Justiça do Trabalho da 4ª Região. O pedido foi feito depois de o sindicato vistoriar os prédios do Foro Trabalhista e do tribunal e de receber relatos sobre a realidade preocupante em alguns setores, além de situações envolvendo os secretários e secretárias de audiência e oficiais de justiça, relatadas na primeira e única reunião do Comitê realizada até o momento.
No documento, o sindicato explica que fez vistorias nos prédios citados, em companhia da assessoria de saúde da entidade. A partir dessas visitas, foram apontados problemas e sugeridas melhorias nas condições de trabalho, tanto para servidores e servidoras quanto para as demais pessoas que trabalham nesses locais.
As demandas foram apresentadas, em 23 de outubro, na única reunião do Comitê realizada até o momento. Além disto, há situações preocupantes, encaminhadas anonimamente ao sindicato, de casos de colegas com covid-19, o que implica a necessidade de reuniões periódicas do Comitê.
No documento, o Sintrajufe/RS registra a preocupação com o aumento do número de casos e internações decorrentes da covid-19 no Rio Grande do Sul. Por isso, reafirma a urgência da reunião e solicita, ainda, que o Comitê, instituído pela portaria 3.987/2020, do TRT4, e a se reunir semanalmente, pelo menos no período inicial de retomada das atividades presenciais.