SINDICATO DOS TRABALHADORES DO JUDICIÁRIO FEDERAL E MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO - FUNDADO EM 28 DE NOVEMBRO DE 1998 - FILIADO À FENAJUFE E CUT 48562h

SAÚDE 3p504m

Sintrajufe/RS reúne-se com direção do TRT4 para tratar do teste de condicionamento fí­sico dos agentes de Polí­cia Judicial 2p685

Na sexta-feira, 9, os diretores do Sintrajufe/RS Sergio Amorim e Zé Oliveira reuniram-se com a diretora-geral do TRT4, Rejane Carvalho Donis; a secretária de Gestão de Pessoas, Maria Augusta Kinnermann; e a coordenadora de Saúde e Assistência, Fabiana da Silva Perdomo. Os dirigentes manifestaram preocupação com a decisão (Proad 8640/22) que impede a participação no teste de condicionamento fí­sico (TCF) do Programa de Reciclagem Anual (PRA) de parcela dos agentes de Polí­cia Judicial, considerando os laudos médicos preliminares. Segundo os normativos, se não participar do TCF por dois anos consecutivos, o agente perde o direito de receber a Gratificação de Atividade de Segurança (GAS).

Até 2022, o agente acometido de alguma enfermidade, que não o impedisse integralmente de particiar, era habilitado a realizar as atividades a que estivesse apto, situação não prevista na resolução 315/22, do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT). Na reunião de sexta-feira, a istração apresentou a possibilidade de uma oportunidade adicional semestral para a realização do laudo médico e do TCF para os agentes considerados inaptos por problemas de saúde e que, por isso, não tenham conseguido participar da etapa original do TCF durante o Programa de Reciclagem Anual.

Outra possibilidade apresentada é a de qualquer agente participar do TCF em outro órgão do Judiciário Federal, assim que obtiver as condições de saúde para emissão do laudo de aptidão fí­sica. A implementação dessa oportunidade adicional será objeto de estudos da istração do TRT4.

As representantes do tribunal informaram que, fora alguma situação muito pontual, não há nenhum agente de Polí­cia em risco de cessar a percepção da GAS neste anopor não obter o laudo de aptidão fí­sica durante o PRA, pois aqueles que obtiveram laudo parcial em 2022 participaram do TCF e foram aprovados no PRA.

Demanda é apresentada no Subcomitê de Saúde 2w101u

Em reunião do Subcomitê de Saúde do TRT4, nesta segunda-feira, 12, Sergio Amorim, representando o Sintrajufe/RS, apresentou a mesma demanda acerca das mudanças de regramento para a emissão do laudo médico que autoriza o agente a participar do TCF.

Após as considerações da presidente da Comissão, desembargadora Laí­s Helena Jaeger Nicotti, a diretora-geral do TRT4, Rejane Carvalho Donis, reafirmou o compromisso com a direção do sindicato. O diretor Amorim informou que os agentes de Polí­cia Judicial são demandados, anualmente, a comprovar capacidade fí­sica para o exercí­cio das suas atividades, mas a istração não oferece a devida capacitação para essa cobrança. A DG e a secretária de Saúde informaram que vão acelerar projeto em andamento, de um Programa de Capacitação para os Agentes de Polí­cia Judicial, voltado especificamente para o Teste de Condicionamento Fí­sico realizado anualmente.

Por outro lado, conforme informações divulgadas pelo Sintrajufe/RS na semana ada, o sindicato e a Fenajufe atuam para desvincular o pagamento da Gratificação de Atividade de Segurança da realização do programa de reciclagem, origem do problema identificado no TRT4 e também em outros órgãos do Judiciário Federal no Rio Grande do Sul.