O Sintrajufe/RS continua com sua agenda de visitas pelas cidades do interior, fortalecendo as mobilizações e reforçando as demandas que marcaram o 20 de março. Após agens por Novo Hamburgo, Rio Grande, Santo Ângelo, Ijuí, Santa Maria, o Fundo, Carazinho, Osório e Santa Rosa, foi a vez de Santana do Livramento e Uruguaiana receberem a visita do sindicato. Essas atividades têm como principal objetivo dialogar com os servidores e aprofundar a discussão sobre a necessidade da unidade da categoria na cobrança de uma proposta de carreira que reponha as perdas acumuladas, retome a sobreposição dos cargos e que o concurso público seja a forma de ingresso no judiciário federal. Além disso, foi debatido a reposição salarial, assistência à saúde na Justiça do Trabalho (JT) e a luta contra a terceirização na Justiça Eleitoral (JE).
Notícias Relacionadas x6071
Visitas reforçam demandas da categoria na JT hw58
A dirigente Márcia Coelho, responsável pelas visitas nas duas cidades da fronteira, se encontrou com servidores dos três ramos da Justiça: Federal, Eleitoral e Trabalhista. Em todos os encontros, a continuidade das lutas pelos direitos dos servidores foi o tema central. No caso da JT, um dos tópicos que gerou discussões foi a questão do auxílio-saúde. “É fundamental que a categoria tenha o a um plano de saúde que atenda adequadamente suas necessidades, sem prejudicar a qualidade de vida dos servidores”, afirmou Coelho, que ressaltou os esforços do Sintrajufe/RS junto ao TRT4 para garantir que mudanças não ocorram em prejuízo dos trabalhadores.
Outro ponto relevante debatido nas visitas foi a possibilidade de terceirização dos serviços na JE, após o retorno dos requisitados a seus órgãos de origem causando prejuízos no atendimento dos cartórios. A implementação da terceirização, como sugerido pelo Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (COPTREL), é vista com preocupação entre os colegas da fronteira. Durante a visita, Márcia destacou que o Sintrajufe/RS se posiciona contra qualquer medida que envolva terceirização e defende a criação de novos cargos, assim como o chamamento por concurso público, para garantir a qualidade do serviço prestado à população.
Em todas as visitas realizadas, um ponto que gerou indignação generalizada entre os servidores e servidoras foi a autoconcessão de benefícios pela magistratura. Os colegas como um todo mostram-se perplexos com os altos privilégios concedidos aos magistrados, especialmente em um momento de tantas dificuldades enfrentadas pelos servidores e servidoras. Esta insatisfação tem impulsionado o engajamento cada vez maior nas mobilizações, que buscam uma proposta de novo plano de carreira e reposição salarial para a categoria.






Sintrajufe/RS mantém diálogo com a presidência do TRE 5f1zq
Na semana ada, o Sintrajufe/RS já havia se reunido com o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Rio Grande do Sul. Como já foi divulgado em matéria no site do sindicato, o presidente do TRE se posicionou contra a terceirização, reafirmando o compromisso com a manutenção de servidores concursados para a realização das atividades essenciais. No entanto, o COPTREL solicitou recursos para implementar a terceirização, o que demonstra que o tema continua sendo uma preocupação central na agenda do Judiciário.
Continuação das visitas e mobilizações 5k244g
As visitas do Sintrajufe/RS pelo interior do estado continuam. A mobilização do dia 20 de março, ficou marcada como o primeiro dia de luta nacional pela reposição salarial e um novo plano de carreira de 2025, e segue ganhando força. Em todas as cidades visitadas, os servidores e servidoras têm demonstrado disposição em participar ativamente das mobilizações, entendendo que a união e a força coletiva são fundamentais para garantir os direitos da categoria. A luta continua, e o Sintrajufe/RS está ao lado dos servidores em cada o dessa jornada.