SINDICATO DOS TRABALHADORES DO JUDICIÁRIO FEDERAL E MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO - FUNDADO EM 28 DE NOVEMBRO DE 1998 - FILIADO À FENAJUFE E CUT 48562h

12º CONGREJUFE 3j2v

Organização sindical, opressões e debate sobre plano de lutas marcam atividades do 12º Congrejufe 1s5z3r

O 12º Congresso Nacional da Fenajufe (Congrejufe) debateu, nos últimos dias, o plano de lutas da categoria e temas como organização sindical da classe trabalhadora e opressões que permeia a sociedade, além de homologação das chapas que concorrem à Direção e ao Conselho Fiscal da federação. O Congrejufe teve início no final de semana, em Foz do Iguaçu, no Paraná, e segue até 1º de maio. O Sintrajufe/RS enviou uma delegação com 43 colegas, eleitos em assembleia geral.

Nessa terça-feira, 29, os grupos de trabalho se reuniram para debater a pauta do Congrejufe. A plenária “As águas que nos movem” deliberou sobre propostas envolvendo pauta de reivindicações, Plano de Lutas e calendário de mobilização, conjuntura internacional e nacional, opressões e políticas permanentes.

Opressões e construção de políticas permanentes 6s5z10

No domingo, 27, o “Quebrando barreiras e alargando caminhos: enfrentamento às opressões e construção de políticas permanentes”, composto por várias mesas, teve por objetivo jogar luz sobre as experiências de grupos que sofrem opressões cotidianas, no ambiente de trabalho e fora dele. Participaram a vereadora Luana Alves (Psol/SP), ativista antirracista; a ativista Paula Oliveira, mulher negra cofundadora do Movimento Mães de Manguinhos; a advogada Camila Marques, secretária de Mulheres e Juventude da prefeitura de Contagem (MG); a diretora executiva da Articulação Nacional de Trabalhadoras/res Trans e Travestis do Sistema de Justiça (Antrajus), Luna Leite. Também foram convidados o presidente da Comissão de Direitos das Pessoas com Deficiência da Região Sudeste da Associação Brasileira de Advogados (ABA), André Coelho; o vice-presidente da Associação Brasileira de Saúde Mental e consultor do Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), Leonardo Pinho; e o presidente do Movimento Nacional dos Servidores Públicos Aposentados e Pensionistas (Mosap), Edison Haubert.

Organização e o papel dos sindicatos 2u6o1d

O “Travessias que cruzam fronteiras: solidariedade internacional na luta por justiça social”, ocorreu na segunda-feira, 28, com a presença de representantes de entidades internacionais: Pablo Ernesto Elizalde Trindad, da Asociación de Funcionarios Judiciales del Uruguay (AFJU); Salazar Cláudio Alejandro, da Federación Judicial Argentina (FJA); e João Cayres, da Internacional de Serviços Públicos (ISP). Eles enfatizaram que é importante haver uma troca contínua sobre as questões enfrentadas pelos países da região e que, apesar das particularidades, muitos dos desafios são comuns. Representantes de centrais sindicais fizeram suas saudações aos presentes: Ana Paula Cusinato, da CUT-DF; João Paulo (JP), da CTB; e Fabiano dos Santos e Paulo Barela, da CSP-Conlutas.

No mesmo , Marilane Teixeira, professora e pesquisadora do Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho do Instituto de Economia da Unicam, afirmou que os sindicatos têm um papel fundamental e estratégico, uma vez que são “a única arma potencial de colocar freios a uma situação desordenada do capital no sentido de apropriação da riqueza”. Ela pontuou que a precarização é responsável pelo aumento considerável de pedidos de demissões, número que ultraou 8 milhões de pessoas em 2024, tendo como principais causas pressão de superiores, jornadas extensas, assédio, sobrecarga, baixos salários e pouca valorização, o que aumenta a informalidade.

Chapas para eleição da Fenajufe são homologadas 661zi

Na manhã desta quarta-feira, 30, cinco chapas foram deferidas para eleição da Diretoria Executiva da Fenajufe: Unidos por justiça; Analistas por voz; Democracia e Luta; Frente ampla pela Base; e Luta Fenajufe e também as inscrições para o Conselho Fiscal da entidade. A votação ocorrerá das 19h às 21h. Veja as nominatas AQUI.

Além do Sintrajufe/RS, estão presentes no Congrejufe representantes das seguintes entidades: Sinsjutra/RO-AC, Sindjuf/PA-AP, Sindjus/AL, Sinjeam/AM, SitraAM-RR, Sindjufe/BA, Sindissétima/CE, Sinje/CE, Sintrajufe/MA, Sindjufe/MS, Sindijufe/MT, Sintrajuf/PE, Sintrajufe/PI, Sintrajurn/RN, Sisejufe/RJ, Sinpojufes/ES, Sinjufego/GO, Sintrajud/SP Sitraemg/MG, Sindiquinze/SP, Sinjutra/PR, Sinjuspar/PR e Sintrajusc/SC, além de representantes das Comissões Pró-Fenajufe do Distrito Federal e da Paraíba.

Com informações da Fenajufe.