Em ato público convocado para o dia 21 de novembro, às 14h30min, em frente ao TRF4, o Sintrajufe/RS volta a cobrar o pagamento dos quintos para os colegas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, o que já foi efetuado no Paraná. A atividade tem como mote “Chega de injustiça! Tratamento igual para gaúchos e catarinenses da JF!”.
Notícias Relacionadas x6071
Desde o final de 2023, o Sintrajufe/RS vem cobrando uma solução em sucessivas conversas com a istração do tribunal para que seja efetuado o pagamento dos valores incorporados entre 1998 e 2001; o que já foi feito, no final de 2023, a colegas do Paraná. Em resposta a um dos requerimentos, em julho deste ano, o desembargador João Batista Pinto Silveira, à época presidente em exercício do tribunal, referendou manifestação da Direção-Geral, determinando que os servidores e as servidoras da Justiça Federal do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina só recebessem os valores depois de uma definição ou orientação por parte do Conselho da Justiça Federal (CJF).
No dia 8 de outubro, também em frente ao TRF4, o Sintrajufe/RS realizou um ato público com a mesma pauta, reunindo colegas de diversas cidades do interior e de Porto Alegre. Com cartazes e faixas questionando “Por que só o Paraná?”, os e as colegas aram a tarde em frente ao tribunal, aguardando reunião que o Sintrajufe/RS realizava com o presidente do TRF4, desembargador Fernando Quadros. Veja AQUI como foi.
Na reunião, após cobrança do Sintrajufe/RS, o presidente argumentou que não solicitou os recursos ao CJF porque o pedido poderia ser recusado por possivelmente gerar cobranças também do resto do país. Disse, porém, que tem tentado dialogar com outros conselheiros para que o pagamento possa ser efetivado e que segue buscando uma solução nesse sentido. Comprometeu-se a dar continuidade a esse diálogo e a reunir-se com o secretário-geral do Conselho, juiz federal Erivaldo Ribeiro dos Santos. A próxima reunião presencial do CJF acontece no dia 25 de novembro.
