SINDICATO DOS TRABALHADORES DO JUDICIÁRIO FEDERAL E MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO - FUNDADO EM 28 DE NOVEMBRO DE 1998 - FILIADO À FENAJUFE E CUT 48562h

MOBILIZAÇÃO 2z1c53

Marcha da Classe Trabalhadora cobra redução da jornada, isenção de IR e melhores condições de vida e trabalho 76q11

Nesta terça-feira, 29, trabalhadoras e trabalhadores, do campo e da cidade, de todas as regiões do país, marcharam em defesa de direitos e por condições dignas de trabalho e de vida. A Plenária e Marcha da Classe Trabalhadora foi organizada pela CUT e demais centrais sindicais, em Brasília. A redução da jornada de trabalho, sem redução de salários, é uma das principais reivindicações da Marcha deste ano.

A pauta da classe trabalhadora foi votada durante a plenária, na manhã desta terça-feira, 29, e será entregue ao presidente Lula (PT) e aos presidentes da Câmara dos Deputados, Hugo Mota; do Senado, Davi Alcolumbre; do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, e do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Aloysio Corrêa da Veiga.

O documento apresenta as 26 reivindicações e proposições que são prioridades do movimento sindical em 2025. Quatro delas foram destaque nas falas da plenária: a redução da jornada de trabalho sem redução salarial; o fim da escala 6 x 1; a isenção do imposto de renda para quem ganha até R$ 5 mil e a taxação dos super-ricos. A pauta inclui, ainda, temas como valorização da agricultura familiar, cumprimento da lei de igualdade salarial entre homens e mulheres, transição energética justa, combate ao racismo e à LGBTfobia, entre outras.

20 anos de Marchas da Classe Trabalhadora 1w4y1d

De 2004 a 2025, foram realizadas dez edições da Marcha da Classe Trabalhadora, que, inicialmente, chamava-se Marcha Nacional do Salário Mínimo, tendo como destaque a luta pela valorização do salário mínimo, a correção da tabela do IRPF e serviço público de qualidade. O nome Marcha da Classe Trabalhadora ou a ser utilizado a partir da quarta edição, em 2007.

Com informações de CUT Brasil, ers e Brasil de Fato

Foto: Agência Brasil