SINDICATO DOS TRABALHADORES DO JUDICIÁRIO FEDERAL E MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO - FUNDADO EM 28 DE NOVEMBRO DE 1998 - FILIADO À FENAJUFE E CUT 48562h

CARREIRA 286v6w

Encontro do Coletivo Nacional de Agentes da Polí­cia Judicial tratam de carreira, segurança institucional e condições de trabalho 4a2mf

A Fenajufe realizou, nos dias 10 e 11, o Encontro do Coletivo Nacional dos Agentes e Inspetores da Polí­cia Judicial e Agentes de Segurança do MPU (Conapol), que registrou o maior número de inscritos entre os diversos eventos que a federação promoveu neste ano. Foram 67 participantes de vários estados, sendo 47 presenciais e 20 no formato virtual. O Sintrajufe/RS enviou delegação com cinco colegas para este que foi o primeiro encontro do segmento após alteração na nomenclatura do cargo, que ou de agentes de segurança para Polí­cia Judicial .

Na primeira mesa, na manhã do dia 10, o juiz auxiliar da Presidência do Supremo Tribunal Federal (STF), Mário Guerreiro, discorreu sobre Princí­pios e diretrizes para a padronização de procedimentos referentes à segurança institucional no Poder Judiciário . Ele foi também conselheiro do CNJ e acompanhou as discussões sobre Polí­cia Judicial no Fórum Permanente de Gestão e Carreira Pública. Logo após, o deputado federal PauloTeixeira (PT-SP) falou sobre A relevância da Polí­cia Judicial para garantir o livre e independente exercí­cio das missões constitucionais do Poder Judiciário , incluindo uma análise sobre o momento atual no paí­s, insuflado pelo discurso de ódio .

Nas discussões temáticas, à tarde, Rogério Triani, chefe de segurança do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e Renato Cantoni, do Sindicato dos Servidores do Ministério Público (SindMpu), dividiram a mesa Condições de TrabalhoTAF, porte de armas, plano nacional de capacitação (academia nacional de polí­cia e implantação nos Estados) . Triani falou sobre os Testes de Aptidão Fí­sica (TAFs) enquanto Cantoni discorreu, também, sobre porte de armas. A mesa sobre PL 2447/2022 do PJU e proposta de PL MPU foi divida entre Valter Nogueira, agente de Polí­cia Judicial e diretor do Sisejufe/RJ, e Laércio Bernardes, coordenador-geral da Associação Nacional dos Agentes de Segurança Institucional do MPU e CNMPU (Agempu).

Encerrando as atividades do dia, a assessora técnica Vera Miranda e o assessor institucional da Fenajufe, Alexandre Marques, apresentaram o tema Fórum de Carreira do CNJ e Comissão de Carreira do MPU . Miranda deu informações sobre as discussões no Fórum de Carreira e Gestão do CNJ e, entre outras questões, abordou a regularização da Polí­cia Judicial, o ní­vel superior para técnicos (NS) e o PL 2447/2022, que trata da Polí­cia Judicial e está em tramitação no Congresso Nacional. Marques discorreu sobre os projetos de lei encaminhados por Jair Bolsonaro (PL) relativos a alterações na Lei do Desarmamento.

No último dia do evento, 11 de dezembro, as propostas apresentadas pelos sindicatos presentes foram debatidas e /ou consensuadas, enquanto outras foram aprovadas depois de submetidas à votação em plenário. Elas serão encaminhadas para avaliação da Diretoria Executiva e posterior deliberações.

Presente no Encontro, o colega Daniei Pinheiro, da Justiça Federal de Carazinho, destacou a presença de convidados e convidadas que contribuí­ram com informações e para a discussão de diversos assuntos de interesse do segmento. Além disso, ressaltou que o Conapol conseguiu reunir agentes de Polí­cia do Poder Judiciário da União de vários estados do paí­s, com representação de todos os ramos do PJU.


O Conapol foi extremamente positivo por abordar temas relevantes da carreira policial, compartilhar experiências das diferentes regiões do paí­s, uniformizar procedimentos, esclarecer as implicações jurí­dicas às quais estamos sujeitos nas atividades do dia a dia , afirmou o colega Paulo Cesar Balbinot, da Justiça Federal de Caxias do Sul. Ele destacou, ainda, que o Encontro tratou de movimentos legislativos para alterações pontuais que contemplem o interesse das servidoras e dos servidores públicos, mais especificamente, aqueles da carreira policial.

Fonte: Fenajufe