SINDICATO DOS TRABALHADORES DO JUDICIÁRIO FEDERAL E MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO - FUNDADO EM 28 DE NOVEMBRO DE 1998 - FILIADO À FENAJUFE E CUT 48562h

MAIS UM “CASO ISOLADO” 12b4q

Deputada Carla Zambelli, do PL, debocha de parlamentar negra fazendo referência a mulher escravizada do século XVIII 1e4v37

Na última segunda-feira, 1º, durante transmissão ao vivo em suas redes sociais, a deputada Carla Zambelli (PL-SP) chamou a também deputada Benedita da Silva (PT-SP), considerada uma voz histórica da luta antirracista no Brasil, de “Chica da Silva”. A fala, em tom de deboche, refere-se à figura histórica de Chica da Silva, mulher escravizada no século XVIII.

A declaração de Zambelli se deu ao reclamar de não ter sido autorizada a discursar na Reunião de Mulheres Parlamentares do P20 em Maceió (AL), evento de parlamentares dos países que compõem o G20, grupo atualmente presidido pelo Brasil: “Eu não vou ter poder de fala. Eu não vou falar porque provavelmente… não sei por que eu não vou falar. Parece que já foi montada pela Secretaria da Mulher, [que é a] Chica da Silva [que vai falar]”, disse Zambelli. Benedita da Silva, que é coordenadora da Bancada Feminina e da Secretaria da Mulher da Câmara, discursou no encontro. Desde segunda-feira, Benedita recebeu solidariedade de personalidades da luta antirracista e de organizações. Em entrevista ao jornal O Globo, ela disse que vai notificar Zambelli judicialmente: “Ela terá a correção necessária”.

Nas redes sociais, o presidente Lula manifestou apoio a Benedita, a quem caracterizou como “exemplo de fé, muito trabalho e amor pelo povo brasileiro”. A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, disse que os insultos contra Benedita são inaceitáveis, classificou as falas como desrespeitosas e de cunho racista e lembrou que Benedita é “referência para o Brasil, para a política e para a democracia”. No Twitter, Benedita escreveu: “Estou nessa vida política há mais tempo do que essa deputada tem de vida. E cheguei até aqui com respeito, trabalho e muita luta”.

Após a repercussão do caso, a assessoria de Carla Zambelli divulgou nota afirmando que a deputada “equivocou-se” e “confundiu o nome da deputada Benedita da Silva”.

Nesta quinta-feira, 4, porém, o deputado Lindberg Farias (PT-RJ) divulgou vídeo no qual, mais uma vez, Zambelli refere-se a Benedita como “Chica”. A declaração foi dada em entrevista à TV Câmara e, conforme o jornal O Globo, aconteceu também na segunda-feira.


Quem foi Chica da Silva 3oo2w

Francisca da Silva de Oliveira, conhecida como Chica da Silva, foi uma mulher negra escravizada e posteriormente alforriada que viveu no Brasil no século 18. Filha de um homem branco e uma africana escravizada, ela conquistou liberdade e se tornou uma das mulheres mais ricas do país e símbolo da resistência negra. Historiadores sugerem que o aparecimento da personagem em produções de cinema e TV ao longo das últimas décadas ajudaram a popularizá-la, mas também acabaram contribuindo para criar uma imagem negativa e estereotipada de Chica da Silva.

Apesar de Chica da Silva ser uma personalidade destacada, a declaração de Zambelli foi feita com tom de deboche e, por isso, vem sendo apontada como um ataque racista.

Zambelli reincidente 4o5k3l

Carla Zambelli é a mesma deputada que ganhou destaque em meio à campanha eleitoral de 2022 quando correu com uma arma atrás de um homem negro na região da Avenida Paulista, em São Paulo.

Com informações da CUT e da Agência Brasil

Fotos: Lula Marques/EBC e Marcelo Camargo/Agência Brasil