O 14º Congresso Nacional da CUT (Concut) aprovou resolução, a partir do debate de propostas que vieram dos Congressos Estaduais, para a criação de quatro novas secretarias dentro da Executiva Nacional: Secretaria LGBTQIA+, Secretaria das Pessoas Aposentadas, Pensionistas e Idosas, Secretaria da Economia Solidária e Secretaria de Transportes e Logística (inclui caminhoneiros e motoristas por aplicativo).
Notícias Relacionadas x6071
A direção da CUT explica que a criação destas novas secretarias foi entendida como uma ação necessária para a CUT se estruturar de maneira mais direta e efetiva na atuação desses temas, o que significa organizar os/as trabalhadores/as, mobilizar, discutir suas pautas e reivindicações, pressionar por mais direitos e condições de vida, entre outros propósitos . Caberá a essas secretarias desenvolver suas respectivas políticas bem como impulsionar as discussões sobre organização e fortalecimento dos respectivos coletivos nos estados e ramos .
Nas Estaduais da CUT, as novas secretarias só poderão ser criadas e incluídas nas Direções Executivas no próximo processo congressual, que será realizado em 2027.
Fonte: CUT Brasil