Está marcada para esta quinta-feira, 15, sessão do Congresso Nacional que poderá analisar o Veto 51, por meio do qual Jair Bolsonaro (PL) derrubou o dispositivo do projeto de lei 3.662/21 que instituía a obrigatoriedade de nível superior para ingresso de novos técnicos judiciários. Conhecida como NS, a pauta foi reivindicação dos servidores e servidoras do Judiciário Federal por muitos anos, até ser aprovada na Câmara dos Deputados e, depois, em agosto, no Senado.
Notícias Relacionadas x6071
Em setembro, Bolsonaro vetou os dois artigos (1º e 4º) que tratavam do NS. O artigo 1º definia que Esta Lei transforma cargos vagos das carreiras de Auxiliar Judiciário e de Técnico Judiciário em cargos vagos da carreira de Analista Judiciário no Quadro Permanente da Justiça do Distrito Federal e dos Territórios e altera a Lei nº 11.416, de 15 de dezembro de 2006, para exigir o curso de ensino superior completo como requisito para a investidura na carreira de Técnico Judiciário do Poder Judiciário da União . Já o artigo 4º alterava a lei 11.416 /2006, que dispõe sobre as carreiras dos servidores do Poder Judiciário da União, para incluir o curso de ensino superior completo como requisito de escolaridade para o cargo de técnico judiciário.

Desde o veto, o Sintrajufe/RS, a Fenajufe e outras entidades da categoria vêm se manifestando e atuando por sua derrubada. Nesta semana, mais uma vez, o Sintrajufe/RS está em Brasília, onde acompanha essa pauta e também outros temas de interesse da categoria, como a discussão em torno do orçamento para 2023 e a tramitação dos projetos de lei de reposição do Judiciário Federal (PL 2441/2022) e do Ministério Público da União (PL 2442/2022).
A sessão desta quinta do Congresso está marcada para começar às 10h e tem ainda na pauta cerca de outros 20 vetos, além de projetos de lei.
A Fenajufe criou uma mensagem automática para que cada servidor ou servidora possa enviar aos parlamentares cobrando a derrubada do veto. e AQUI e, após, clique em “Enviar”.