SINDICATO DOS TRABALHADORES DO JUDICIÁRIO FEDERAL E MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO - FUNDADO EM 28 DE NOVEMBRO DE 1998 - FILIADO À FENAJUFE E CUT 48562h

NÃO À CENSURA 574t5a

Condsef e Fenajufe prestam solidariedade ao Sintrajufe/RS no caso da censura 6882k

O Sintrajufe/RS tem recebido manifestações de apoio de diversas entidades frente ao caso de censura sofrido pelo sindicato. Nesta terça-feira, 11, a Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef) divulgou nota em solidariedade ao Sintrajufe/RS, repetindo o que fora feito na segunda-feira, 10, pela Fenajufe.

Após processo movido por uma associação de ocupantes dos cargos em comissão de assessor de juiz e de desembargadores do Tribunal de Justiça do RS, liminar assinada pelo juiz Ramiro Oliveira Cardoso, da 11ª Vara Cível de Porto Alegre, obriga o Sintrajufe/RS e demais entidades a apagarem uma lista de publicações em seus meios de comunicação sob pena de multa diária de R$ 50 mil, incluindo publicações futuras.

Além do Sintrajufe/RS, foram abrangidas pela liminar as seguintes entidades: Sindicato dos Trabalhadores do Judiciário Federal e Ministério Público da União no RS (Sintrajufe/RS), Sindicato dos Servidores da Justiça do Rio Grande do Sul (Sindjus/RS), Associação dos Servidores da Justiça do RS (ASJ), Associação dos Oficiais de Justiça do RS (Abojeris), Associação dos Técnicos do Poder Judiciário do Estado do Rio Grande do Sul (Atecjud), Associação dos Policiais Judiciais do Poder Judiciário do Rio Grande do Sul (Apoljud/RS) e Associação dos Oficiais Ajudantes e Demais Servidores do Poder Judiciário do RS (Afojud/RS).

Veja AQUI a posição do Sintrajufe/RS sobre o assunto.

e AQUI a nota da Fenajufe.

Veja AQUI outras entidades que já se manifestaram.

Veja abaixo a nota divulgada pela Condsef: 5561o

A democracia não aceita injustiças

Em tempos de fakenews e crimes com IA fartamente propagados pela extrema-direita, liminar de juiz cerceando o direito de expressão de entidades, como Sintrajufe-RS, que defendem a classe trabalhadora, e denunciam projeto do TJRS, acende alerta

Representa preocupação a recente liminar concedida pelo juiz Ramiro Oliveira Cardoso, da 11ª Vara Cível de Porto Alegre, cerceando e proibindo sete associações e sindicatos, incluindo o Sintrajufe-RS, de promoverem críticas a um projeto do TJRS (Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul). O TJRS pretende extinguir cerca de mil cargos efetivos e criar mais de 600 cargos em comissão.

A ação foi movida por uma associação de ocupantes dos cargos em comissão de assessor de juiz e de desembargadores do TJRS. As entidades, que vão recorrer da decisão, defendem e lutam para que as vagas abertas sejam preenchidas por meio de concursos públicos, a melhor via de ingresso nos serviços públicos, reforçam.

A Condsef/Fenadsef vem manifestar apoio a essas entidades e reforça que, em tempos de fakenews e crimes com IA fartamente propagados pela extrema-direita, decisões que impedem a defesa dos direitos da classe trabalhadora acendem um alerta. A democracia não aceita injustiças.
A liminar obriga o Sintrajufe-RS e demais entidades a apagar uma lista de publicações em seus meios de comunicação sob pena de multa diária de R$ 50 mil, incluindo publicações futuras.

É preciso atenção quando a proibição a críticas esbarra no cerceamento e proibição ao direito de expressão. Entidades que têm, por dever de ofício, a tarefa de criticar e denunciar situações que ameaçam direitos devem se unir e estar vigilantes a essas armadilhas e amarras que podem ser construídas e são como venenos para a nossa democracia.

Nosso total apoio e solidariedade aos companheiros das entidades que estão lutando para que o ingresso na Poder Judiciário, assim como em todos os Três Poderes, aconteça por meio de concurso público.

Seguiremos na luta, atentos e fortes!

Direção Condsef/Fenadsef