SINDICATO DOS TRABALHADORES DO JUDICIÁRIO FEDERAL E MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO - FUNDADO EM 28 DE NOVEMBRO DE 1998 - FILIADO À FENAJUFE E CUT 48562h

NÃO À PEJOTIZAÇÃO s5a4

Colegas vão às ruas em defesa da Justiça do Trabalho em todo o país; no RS houve atos na capital e interior 3v636

Na última quarta-feira, 7, os trabalhadores e trabalhadoras do Judiciário Federal foram às ruas em todo o país em defesa da Justiça do Trabalho. A mobilização foi chamada pela Fenajufe e faz parte do calendário de lutas aprovado no 12º Congrejufe. O calendário prevê mais ações nos estados e em Brasília ao longo do primeiro semestre e culminará com indicativo de greve no mês de julho.

Nessa quarta-feira, o tema central dos atos foi a defesa pela competência da Justiça do Trabalho, que tem sofrido ataques constantes. Recentemente o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes suspendeu todos os processos que tratam de “pejotização”. A decisão foi mais um capítulo do avanço do STF sobre a competência da Justiça do Trabalho na tentativa de liberar sem limites todas as formas de terceirização e contratação precária.

No Rio Grande do Sul, a Mobilização Nacional em Defesa da Competência da Justiça do Trabalho registrou manifestações em Porto Alegre, Pelotas, Santa Maria e Taquara. O Sintrajufe/RS levantou também a necessidade da revogação da lei das terceirizações e a reforma trabalhista de Temer, além de denunciar a tentativa de terceirização de parte do trabalho de servidores da Justiça Eleitoral.

Confira abaixo as atividades realizadas nos estados: 532f28

Sindjus/AL – Em Alagoas, o ato foi realizado pela Amatra 19, em conjunto com a Associação da Advocacia Trabalhista de Alagoas (AATAL), a OAB/AL, contando com a participação de sindicatos locais e centrais sindicais.
Sitraam/AM – Em Manaus, dezenas de pessoas ocuparam a entrada do Fórum Trabalhista. A manifestação teve participação de advogados e advogadas trabalhistas, magistrados e magistradas, integrantes do Ministério Público do Trabalho e representantes de entidades como a Anamatra, a ANPT, a ABRAT e a OAB/AM.
Sintrajusc/SC – O sindicato participou de ato conjunto com outras entidades na rampa do TRT12, em Florianópolis. Além de entidades como Amatra12, OAB/SC, ABRAT, Associação Catarinense dos Advogados Trabalhistas (ACAT), o ato contou com a presença do presidente do tribunal, desembargador Amarildo Carlos de Lima.
Sinjutra/PR – Em Curitiba, o sindicato participou de ato conjunto com outras entidades representativas do PJU em frente ao Fórum Trabalhista. Também foram realizados atos em cidades como Apucarana, Cascavel, Londrina, Maringá e Foz do Iguaçu. O presidente do TRT9, desembargador Célio Horst Waldraff, participou da manifestação ao lado dos servidores e servidoras.
Sintrajufe/PE – Ato aconteceu em frente à sede do TRT6 na Grande Recife. A atividade contou com a participação da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e do Sindicato dos Bancários, reunindo trabalhadores e trabalhadoras da Justiça do Trabalho, magistrados e magistradas e representantes da ANPT e da ABRAT.
Sisejufe/RJ – No Centro do Rio de Janeiro, o ato reuniu mais de 300 pessoas no Fórum Lavradio. O ato teve participação de diversas entidades, como ABJD, OAB/RJ, MPT, Amatra, entre outras. Durante a atividade de mobilização, foi distribuída uma “Carta Aberta à Classe Trabalhadora”.
Sindjufe/MS – O ato ocorreu na frente do Fórum Trabalhista, em Campo Grande. A mobilização reuniu representantes da advocacia, magistratura e Ministério Público do Trabalho.
Sintrajufe/RS – No Rio Grande do Sul, foram realizadas mobilizações em Porto Alegre, Pelotas, Santa Maria e Taquara. Em Porto Alegre, o ato reuniu centenas de pessoas, entre servidores e servidoras, magistrados, advogados, representantes das centrais sindicais e de sindicatos de diversas categorias em frente ao prédio das varas trabalhistas.
Sintrajurn/RN – A mobilização ocorreu no átrio das varas do trabalho no TRT21 com a participação de representantes da magistratura, do Ministério Público do Trabalho e da advocacia.
Sitraemg/MG – O ato foi realizado em frente ao Fórum Trabalhista de Belo Horizonte conjuntamente com a Anamatra, ANPT, Abrat, Amat e OAB Minas Gerais. No interior do estado houve atos nas varas do trabalho de Juiz de Fora, Guaxupé, São Sebastião do Paraíso, Cataguases e Uberlândia.
Sindiquinze/SP – O sindicato participou de ato conjunto com o Sintrajud /SP e outras entidades representativas do Judiciário na capital paulista. À noite, o sindicato realizou a live “Justiça do Trabalho: em defesa dos direitos, da democracia e do serviço público”, com participação; da presidente da Associação dos Advogados Trabalhistas de Campinas (AATC), Thaís Cremasco.
Sintrajud/SP – O sindicato partipou de ato em frente ao Fórum Trabalhista Ruy Barbosa, na Barra Funda. A atividade conjunta com outras entidades representativas do PJU reuniu mais de 200 pessoas.

Com informações da Fenajufe