Os servidores e as servidoras sindicalizados e sindicalizadas da Justiça Federal de Rio Grande decidiram destinar parte dos recursos do orçamento participativo do Sintrajufe/RS a uma creche da cidade. Os recursos foram utilizados para comprar livros para o Centro de Atenção Psicossocial Infantil (Caps-I), uma instituição pública que atende crianças em situação de vulnerabilidade social.
A colega e diretora de base Rejane Sacco dos Anjos conta que, em assembleia, os colegas aprovaram a destinação que favorecerá as crianças que am pelo Centro. O Caps-I estava precisando de materiais, já que a prefeitura está com dificuldades para a manutenção do espaço, conta Rejane. Assim, foram adquiridos mais de 50 livros.
A opção pela doação a uma instituição pública não foi por acaso: Decidimos doar para uma instituição pública porque somos servidores públicos e acreditamos no serviço público , conta Rejane. Ela destaca que se trata de material de uso comum, que poderá ser utilizado e reutilizado por muitas crianças, beneficiando toda a comunidade.
O orçamento participativo do Sintrajufe/RS
O orçamento participativo é uma compensação aos colegas do interior que não podem comparecer a alguns eventos do sindicato em Porto Alegre. Por isso 15% dos valores que cada localidade rea ao sindicato retornam ao interior através do Orçamento Participativo para a utilização em atividades diversas definidas em assembleia de base e que sejam executadas coletivamente, promovendo a integração da categoria.