Na noite dessa terça-feira, 24, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), decidiu adiar a sessão do Congresso Nacional que estava marcada para esta quinta, 26. Entre os vetos que seriam analisados, estão os referentes a emendas da Fenajufe de interesse da categoria.
Notícias Relacionadas x6071
A sessão foi remarcada para o dia 9 de novembro. Os diversos vetos que aguardam análise do Congresso estão travando a pauta, entre eles o do marco temporal. Também estão na lista os vetos 10 e 25, referentes a trechos dos projetos de lei 2.969/22 (MPU) e 2.342/22 (PJU). Entre os dispositivos vetados estão o nível superior para os técnicos do MPU, a não absorção dos quintos nas parcelas de recomposição salarial parcial e a essencialidade dos cargos.
A Fenajufe tem atuado em Brasília pela derrubada dos vetos 10 e 25. Nesta semana, o diretor do Sintrajufe/RS Fabrício Loguércio também está na capital federal, como plantonista da federação, acompanhando essas e outras pautas importante para os servidores e as servidoras do Ministério Público da União e do Judiciário Federal.
Conforme Fabrício, foram dias de muitas conversas, com deputados e deputadas e senadores e senadoras. A impressão que fica é de que com o ar dos dias vai se criando um ambiente favorável à derrubada dos vetos, porque dá tempo de explicarmos detalhes do que se trata aos parlamentares. Na minha visão, foi positivo o adiantamento, porque ainda não havia acordo pela derrubada. Nos dá mais tempo pra seguir trabalhando nesse sentido .